Cerimonia de Posse da DIRETORIA EXECUTIVA E CONSELHEIROS TITULARES E SUPLENTES DO COMIR - CONSELHO MUNICIPAL DA IGUALDADE RACIAL DE PRESIDENTE PRUDENTE PARA A GESTÃO 2015/2017.

05/11/2015 16:14

O EVENTO TEVE A PRESENÇA DE VARIOS REPRESENTANTES DAS ENTIDADES CIVIL E DO PODER PÚBLICO TEVE E TAMBÉM VARIAS AUTORIDADES DO MUNICIPIO.
Falando em COMIR estamos falando de Igualdade: conformidade, equipolência, uniformidade, identidade, correspondência,coincidência, similitude, parecença, paridade, proporção, analogia, semelhança. isonomia, equivalência, justiça, equidade.

Antes mesmo das leis escritas pelo homem, a igualdade já era a preocupação de Deus revelada nas mais diversas religiões entre elas a cristã, que traz em seu livro sagrado “ a Bíblia”, a mensagem não devemos fazer acepção de pessoas, e vários autores entre eles:

Deuteronômio 10:17 -Pois o SENHOR vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção(separação, diferenciação) de pessoas, nem aceita recompensas;

Jó 34:19 Quanto menos àquele, que não faz acepção(separação, diferenciação) das pessoas de príncipes, nem estima o rico mais do que o pobre; porque todos são obras de suas mãos.

Provérbios 28:21 Dar importância à aparência das pessoas não é bom, porque até por um bocado de pão um homem prevaricará.

Atos dos Apóstolos 10:34 E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção(separação, diferenciação) de pessoas;

Efésios 6:9 E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu, e que para com ele não há acepção(separação, diferenciação) de pessoas.

Tiago 2:1 Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção(separação, diferenciação) de pessoas.
Tiago 2:9 Mas, se fazeis acepção(separação, diferenciação) de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos, culpado, incriminado pela lei como transgressores.

Na nossa Constituição, Carta Magna , a lei maior do país, em seu artigo 5°, diz “todos são iguais perante a lei”, “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição. Trata-se apenas de uma raça, a humana.

COMIR – Conselho Municipal de Igualdade Racial
Em março de 1998 pela Lei 5038/98 foi criado o primeiro Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Presidente Prudente, sendo extinto em 2000.
Em agosto/2011, pela Lei Municipal 7524/11, já em consonância com o Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/10), de 21 de Julho de 2010, que tem o objetivo de impedir a discriminação racial no país, com punições judiciais; e em consonância a este , criou-se o Conselho Municipal da Igualdade Racial de Presidente, cujo papel é contribuir para o fortalecimento, fomentação e promoção da igualdade racial, além de promover e capacitar gestores públicos, conselheiros, representantes da sociedade civil organizada e lideranças comunitárias para atuação qualificada no Conselho, realizando também Assessoramento ao Município na elaboração, execução, monitoramento e avaliação do planejamento de promoção da igualdade Racial.
É composto por 18 representações, sendo 09 do poder Público e 09 da Sociedade Civil organizada.

SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA:
1)Instituições de Classe dos Trabalhadores ;
2)Comunidade e Orientações Religiosas
3)Religiões de Matrizes Africanas;
4)APNS- Agentes de Pastoral Negro
5)Grupo de Jovens; 
6)Defesa dos Direitos Humanos ;
7) Coletivo Antirracismo; 8)Associações de Capoeira
9)Associações ou Grupos Culturais

PODER PÚBLICO:

1)Secretaria Municipal de Educação; 
2)Secretaria Municipal de Desenvolvimento. Econômico
3)Secretaria Municipal de Assistência Social; 
4)Secretaria Municipal de Cultura
5)Secretaria Municipal de Saúde;
6)Secretaria Municipal De Esportes
7)Diretoria de Ensino; 
8)Polícia Militar; 
9) Polícia Civil

 

O conselho é o grito dos oprimidos, o asilo dos desabrigados, a voz dos esquecidos e humilhados. É a luz na escuridão de todos aqueles que sofrem com preconceito e discriminação, e nos, a nossa casa também faz parte desse grito. Somos os representantes pelo terceiro ano consecutivo, das religiões de matrizes africanas. Unidos somos mais fortes, com Deus na frente quem será contra a gente, acreditamos em dias melhores e na igualdade de oportunidade a todos.

Contato

Núcleo Religioso Sagrado Coração do Amor Divino Rua: Marechal Floreano Peixoto, nº 386, Vila Marcondes
Presidente Prudente/SP
19030-020
+55.018.997027255 - 018 991681000 - 018 39039028 wagnercnogueira@hotmail.com