PONTOS CANTADOS

Por Anna Chrystina

 

Desde os primórdios da humanidade que as diversas religiões encontravam nos cânticos uma forma de louvação e expressão da religiosidade.

 

Louvai a Deus no seu santuário;louvai-o no firmamento, ...

... Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos retumbantes. Todo ser que respira louve ao Senhor. Salmo 150 da Bíblia.

 

Os pontos cantados na Umbanda são como Mantas que ao serem entoados movimentam energias e promovem ligação com a espiritualidade,  harmonização, limpeza, purificação, segurança, desagregação de energias deletérias, desintegração de miasmas, além de servirem de chamada ou despedida das entidades para os trabalhos. São também louvores, uma maneira de se conectar com determinada energia e dela se beneficiar ou beneficiar a outrem.

Dessa forma, existem vários tipos de pontos cantados para serem utilizados em momentos específicos dentro da ritualística. Para citar alguns: Pontos de Descarrego, Pontos de Abertura dos Trabalhos, Pontos de Defumação, Pontos de Encerramento da Gira, Pontos de Louvação, Pontos de Firmeza e por aí vai.

A gira de Umbanda é toda cantada, desde sua abertura até o fim dos trabalhos, o que nós chamamos de Curimba, onde ecoam os atabaques (ressalto que algumas casas não se utilizam de atabaques) e o Ogã(responsável, dentre outras coisas, pela Curimba) vai "puxando" os pontos pertinentes a aquele momento no qual a gira se encontra.

O atabaque é considerado um instrumento sagrado na Umbanda e sua correta execução, dentre outras coisas, é responsável pelo bom andamento da Gira, assim sendo, o cargo de Ogã dentro de uma Casa é de extrema responsabilidade, devido a imensa energia que faz movimentar, estabelecendo e mantendo o padrão vibratório nos momentos dos trabalhos.

O mais importante com relação aos pontos cantados é que eles sejam executados com concentração pela corrente de trabalho para que as energias evocadas encontrem ambiente ideal para a prática da caridade. Normalmente acompanhada de dança ritualística, os pontos cantados são também um elo que facilita a conexão dos médiuns com suas entidades de trabalho.

Contato

Núcleo Religioso Sagrado Coração do Amor Divino Rua: Marechal Floreano Peixoto, nº 386, Vila Marcondes
Presidente Prudente/SP
19030-020
+55.018.997027255 - 018 991681000 - 018 39039028 wagnercnogueira@hotmail.com